E chegámos às 37 semanas!!!
O bebé:
- Às 37 semanas, o bebé é considerado um bebé de termo e pode nascer a qualquer momento.
- Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé) que é usualmente eliminado logo após o parto.
- O bebé já pratica os movimentos respiratórios preparando-se para a vida fora do útero.
- A tonicidade muscular está estabelecida e já é capaz de agarrar.
- O bebé continua a ganhar peso. A falta de espaço faz com que o bebé mantenha os membros dobrados e junto ao corpo.
- O sistema imunitário do bebé continuará a desenvolver-se depois do nascimento. Nos primeiros tempos, as defesas naturais do seu bebé serão reforçadas com a amamentação devido aos compostos que lhe transmite através do leite materno.
- Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem.
A mamã:
- O seu corpo prepara-se para a amamentação. Ao nascer, o sistema imunológico do bebé ainda não está maduro o que significa que precisa de defesas externas que o ajudem a combater os agentes bacteriológicos. O sistema imunitário do bebé continuará a desenvolver-se depois do nascimento. Nos primeiros tempos, as defesas naturais do seu bebé serão reforçadas com a amamentação devido aos compostos que lhe transmite através do seu leite.
- No final do tempo, o seu peito pode expelir algum colostro (substância que antecede a subida do leite, rica em anticorpos que ajudam a suprir a imunodeficiência do bebé ao nascer). É importante que hidrate a pele do peito e do mamilo, preparando-os para a amamentação.
- Na consulta desta semana será realizada uma avaliação ginecológica para verificar a dilatação do útero, a integridade da bolsa amniótica e a posição do feto. Como o bebé já está na posição de nascimento, o médico poderá decidir o tipo de parto: normal oucesariana.
- Prepare-se para o internamento. Marque uma hora no seu cabeleireiro/esteticista para cuidar do seu corpo. Lembre-se que vai estar sujeita a situações de grande exposição física e de que se deverá preparar para se sentir o mais confortável e segura possível com o seu corpo.
In http://www.maemequer.pt/